quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dido, Aníbal e a Primavera Árabe... Tunísia, a estória dentro da história.

Resolvemos ir para a Tunísia!

E alguns amigos perguntaram:
-Ahm? Onde fica isso?
-Norte da África
-Ok, nunca ouvi falar...

Opa. Como assim? E Cartago? E Aníbal? E Dido? Ok mas e Star Wars? A cidade natal do Luke Skywalker? Sim essa cidade existe! E sabe onde fica? Um doce se acertar...
Sim! Lá mesmo na TUNÍSIA!!!!

Mas o que me moveu a ir pra esse país?
Simplesmente a HISTÓRIA!
Estávamos planejando nossas férias e uma ideia de voltar ao Norte da África não saia da minha cabeça. Pesquisa daqui, pesquisa de lá... Tunis! Mas ir ou não ir a um país recém saído de uma revolução? Eis a questão...

Aula de história "0800":

A Primavera Árabe, foi uma onda de protestos que se iniciou na Tunísia que teve como estopim o protesto do tunisiano Mohamed Bouazizi que em dezembro de 2010 ateou fogo ao próprio corpo. Uma atitude desesperada que causou a sua morte, porém o que jovem não imaginava é que seu ato seria a inspiração para que outros jovens de diversos países africanos se unissem contra os governos ditatoriais e levasse a queda do então Presidente da Tunísia Zine el-Abdine Ben Ali. O sucesso dessa onda de manifestações se fez pelo uso das redes sociais: youtube e facebook.

A instabilidade política ainda rondava o país, mas não nos intimidamos com isso. Comecei a pesquisar, a cada imagem uma surpresa! Pá pow, amor à primeira vista. Cartago, aquele cenário das 1001 noites, destino perfeito pra quem como eu sempre associa literatura, cinema à viagem.
Salammbô virou meu livro de cabeceira. A narrativa conta a estória da uma princesa, a filha de Amílcar Barca, célebre conquistador cartaginês durante as primeiras Guerras Púnicas. Então em resumo, já me vi em Cartago.

Passagem comprada - Milão X Tunis (Alitalia)

Chegamos na capital tunisiana e partimos para Hammamet, contratamos um transfer com a Holiday Taxi: https://www.holidaytaxis.com/en/airport-transfers/tunis-airport/hammamet/


Cerca de 90 minutos do aeroporto até os grandes Resorts Tunisiamos.
Optamos por ficar em Yasmine Hammamet, bem próximos da Medina Yasmine Hammamet. No Hotel Iberostar, simplesmente perfeito! Custo benefício super em harmonia.

Praia e entretenimento, pra quem busca relaxar ou badalar, com crianças, casal, ou em carreira solo. Esse é o lugar que agrada em tudo e a todos.
O complexo Medina Yasmine fica bem atrás do Ibero, contando com casa de show, lojas, camelos e um parque temático. Tudo pra turista ver. 
Admito sem dor na consciência amei turistar por lá!


Depois de aproveitar tudooooooo em Hammamet, vem a cereja do bolo... TUNIS!
Voltamos para a capital do país com a holidaytaxis e nos hospedamos no Hotel El Mouradi África, que fica no coração da cidade perto dos principais prédios do governo e comércio.
Não vou negar, o clima era um pouco tenso... Tanques, militares, mas nada que tirasse a alegria do povo tunisiano.
Andamos normalmente pelas ruas, o Renato chegou até a dar um trato no visual. 
Fomos ao supermercado, shopping. cinema e fomos super bem tratados.













Mas você deve estar se perguntando, mas e Cartago?
Bem a cidade de Cartago hoje virou um bairro de Túnis e fica bem próxima a badaladíssima praia de Sidi Bou Said. Para chegar lá contratamos um Guia Autônomo da toursbylocals o Senhor Ali, super atencioso e que sabe muito a história tunisiana.
O passeio foi super agradável e além de visitar as ruínas tunisianas, fomos ao Museu Nacional de Cartago (que conta com peças, esculturas, imagens, maquetes e a alma dos grandes conquistadores do Mediterrâneo) e o tour terminou em Sidi Bou Said, em seus cafés e tendas a beira-mar um luxo!

Resumo da ópera:
Vale a pena? Muitooooo! Valeu cada moeda, viagem de sonho e inesquecível! E olha que ficamos pouco tempo e não adentramos o deserto. Mas isso foi tática, pra termos mais um motivo pra regressar. A Tunísia sem sombra de dúvidas é um destino pra chamar de seu e se apropriar totalmente. 
Então viajante se inspirou? 
Então arruma as malas e vá! O Mundo te pertence!




Nenhum comentário:

Postar um comentário