domingo, 18 de setembro de 2016

Entre Mercados e Igrejas... Castro/Chiloé

Do pagão ao sagrado, se faz Chiloé!

Sem sombra de dúvidas o mercado artesanal de Castro é o local mais colorido e animado da cidade. Entre uma barraca de peixe ou de verdura, você encontra itens inacreditáveis da culinária local. É pra se perder e se achar entre as bancas de doces, temperos e flores.
Você já entra e sente o cheiro de comidinha boa. É sentar, relaxar, pedir um prato e observar quem chega e quem sai. E claro se deixar levar de corpo e alma pelo pecado da Gula! É pra comer rezando mesmo! 
Delicioso Curanto Chilote

O mercado fica na região central da cidade, recomendamos a ida pela manhã para ver a chegada dos barcos com peixes e mariscos e a movimentação de compra nas barracas. 
Fora que nesse horário você pode ter a sorte de encontrar uma família de Lobos Marinhos se exibindo para fotos, coisa "Mar-Linda"! 
Como comentei no post passado, Chiloé é terra dos Bruxos. Você duvida? Dá uma olhada nos itens à venda numa loja ao lado do Mercado Lilo.

E essas referências do lado folk da Ilha estão por todo canto...


Mas e as Igrejas?
Ah.. As Igrejas são a cereja do bolo... Mas vamos falar sobre Patrimônio, você sabe o real sentido da palavra Patrimônio?
Patrimônio é a herança do pai, da mãe ou outro alguém, como também é o sentimento de pertencimento da origem social de uma pessoa em uma comunidade, e isso se concretiza com bens físicos e culturais.
As Igrejas do Arquipélago de Chiloé fazem parte de uma rede de bens tombados pela UNESCO. São Patrimônios Materiais que compõe o que podemos ver e tocar. A cidade de Castro foi fundada em 1567 e foi batizada de Nova Galícia pela semelhança com sua xará espanhola. Entretanto com o passar dos anos seu nome foi alterado para Chiloé (Terra das Gaivotas), convenhamos muito mais charmoso!

O diferencial dessas igrejas é o material da sua construção a MADEIRA, como já comentamos em um post anterior, toda a vida do chilote transita por esse material, sendo a base da sua economia. A cultura da madeira, saiu da construção dos barcos para a construção das igrejas. Atualmente são 16 sítios que formam o legado patrimonial de Igrejas de Chiloé. A beleza das construções se encontra na cúpula dos templos que se assemelham ao fundo de um barco, gerando uma sensação de profundidade. As igrejas foram construídas pelos Jesuítas, no período das missões da Ordem no Chile e contam na atualidade com várias associações que trabalham na preservação dos prédios e divulgação dos sítios.



Depois dessa aula de história, vamos ao planejamento para o viajante...
Fizemos a visitação das Igrejas Patrimoniais com a Palafito Trip, saímos pela manhã de Castro e retornamos ao final do dia. O passeio sai da Ilha Grande e vai até Dalcahue e Ilha Quinchao, durante o passeio também visitamos a cidade de Curaco de Velez, onde se encontram várias casas patrimoniais.
Registro do Passeio à Curaco de Velez: Presenciamos a equipe de bombeiros e profissionais da proteção patrimonial analisando três construções que dias antes tinham sido consumidas pelo fogo. De partir o coração a cena e a expressão de tristeza da comunidade. Patrimônio é referência, patrimônio é vida!


Voltando ao tour... Nossa guia da Palafito Trip era super entendida na temática histórica e cultural do arquipélago, além de ser uma pessoa muitíssimo agradável. Super indicamos:



E assim nos despedimos de Chiloé e partimos para Puerto Montt...

Então amigos, aguardem as cenas do próximo capítulo!
Mas adianto... Um cenário de perder o fôlego.
Arruma as malas e vem com a gente!
Viva mais, viaje mais e claro colecione memórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário