quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rabat - A cidade do Rei


Para abrir o apetite, que tal uma coca-cola? 

Amo coca-cola de garrafa, a marroquina então... Um Charme!  Vamos ao Tajime, eu já tinha pesquisado tudo sobre ele. Este recipiente de barro que mantém o cuscuz marroquino aquecido e com um sabor fenomenal. A aparência já abre o apetite, o cheirinho então... Viciei! Não quis outra vida no Marrocos, carne de cordeiro, verduras, legumes e cuscuz eram figurinhas carimbadas no meu cardápio.

As ruas de Casablanca, o nome faz jus à cidade BRANCA. É muito interessante esta concepção dos prédios do Marrocos, as cidades tem sua cor determinada, a Fes vermelha, Rabat verde...

Rabat, capital administrativa do Marrocos, posso dizer que foi amor à primeira vista.
Rabat é linda, imponente e poderosa. Ver o palácio real é pensar que Aladim vai surgir voado e um tapete a qualquer momento.

O Marrocos é um país monárquico, e tem uma história política um pouco conturbada. Diferentes dinastias, já foi colônia francesa (por isso o segundo idioma do Marrocos é o francês). Um detalhe que nos marcou é a veneração do povo pelo Rei. Em todas as lojas, até nas “birosquinhas” tem um retrato do dito cujo: Rei Mohammed VI .

O Marrocos tem uma das mais antigas monarquias do mundo, fundada há doze séculos.  Toda esta história é preservada pelas cidades imperiais. Em cada monarquia instituída, uma cidade era escolhida para ser a sede do reino, atualmente Rabat é o centro político do país, com isso notasse a diferença na estrutura e preservação da cidade. Exemplo: Mausoléu de Mohamed V, Torre Hassan, palácio real do Rei Mohammed VI e forte Kasbah des Oudaïas (o lugar mais lindo do Marrocos).
Quando chegamos ao Mausoléu de Mohammed V percebemos a quantidade de marroquinos visitando o túmulo do antigo Rei, devido ao Ramadã. 

Ficamos encantados com as famílias, passeando em torno das pilastras e Renato até interagiu com um grupo de crianças e mulheres (ajudando a depredar os monumentos) Vejam na foto abaixo:

 Curiosidade sobre o Rei: No Marrocos a constituição permite a poligamia, porem o Rei só tem uma esposa, será por qual motivo amigos? Senti firmeza nesta rainha!


O palácio do Rei Mohammed VI 
Mas vamos falar sobre o forte Kasbah des Oudaïas, feche os olhos e imagine estar dentro do filme Lawrence da Arábia.

Em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, aonde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.
O filme mostra quatro episódios principais da vida de Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba; o seu rapto e tortura pelos turcos em Deraa; o massacre de Tafas; e o fim do sonho árabe de Damasco.

Visualizem a cena:
Um rio divide duas cidades: Rabat e Sale unidas pela história.

O Berço de um grande império, cidades fortificadas contra piratas e corsários, por detrás das muralhas uma cidade branca e azul, aquelas ruelas, com grandes Riads (palácios marroquinos) e jardins. Voltamos no tempo, em meu “Dejavu Marroquino” tive a nítida impressão de já ter andado por aquelas ruas. Uma sensação que não sei explicar.


Preciso contar algo importante a vocês, os Riads são grandes muros com uma porta enorme, não temos a mínima noção do que tem dentro... Os marroquinos tem o hábito de não ostentar riqueza, andam a pé e sem luxos, porem dentro de suas casas eles desfrutam de todo conforto. Sábios não?

Em Rabat as pessoas são bonitas, é o que eu sonhei que seria o Marrocos... Foi mágico!
Ficamos em um hotel de sonho, inseridos integralmente nas 1001 noites... “Les Jardim de La Tour” – Recomendo intensamente!


Depois de tanto luxo, baterias recarregadas... Que tal um calor sem sombra de 55° graus?
Próxima parada: Volubilis!

5 comentários:

  1. Amo cada post seu... É contagiante, um vício mesmo! Beijinhosssssssssssssssss...

    ResponderExcluir
  2. Vocês deveriam levar uma handcam e fazer um programa de viagens no estilo do programa do Bruno de Lucca...Aí todos poderiam conhecer os melhores points....


    Parabéns....Awesome!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, muita História e a música de lá também é sensacional... Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, estou adorando viajar com vc!!
    Roberta Freitas

    ResponderExcluir
  5. Amiga,foi ótimo estar com vcs nessa viagem, pena que passei muito mal com o calor e graças ao seu maridinho e vc que tb se sentiu baqueada, consegui chegar ao ônibus. Só não sei onde o guia conseguiu aquela garrafa de água gelada para jogar na minha cabeça.Concordo que o local é lindo. Beijinhos.

    ResponderExcluir