segunda-feira, 2 de maio de 2016

Nepal, muito além do Himalaia...

Resolvemos ir para Índia! Opa, mas a viagem não é para o Nepal? Sim, claro viajante! Mas o Nepal foi um desvio de percurso de uma viagem para Índia. A verdade é que a forma mais fácil de chegar ao Nepal é através de Nova Deli (capital indiana), com voos diretos de 1:30 h. de duração.
Muitas pesquisas rolaram, visitas à muitos blogs e afins. Mas minha decisão partiu de uma foto, sério! E não foi foto de monumento, patrimônio e ou parque natural... Foi a foto de um sorriso!
Conversando com meu professor de alemão sobre a minha "fabulosa" ideia de ir para a Terra de Buda, ele me perguntou com aquele sotaque meio sulista, meio gringo...
- Você já ouviu Katmandu, do Cat Stevens?
Hey! Como assim? Amo Cat Stevens, mas "never, never & never" escutei essa música.
E desde então, Katmandu virou meu hino, a música simplesmente é a tradução perfeita do sorriso da foto.
Então requisito para ler este post ----> colocar no set list o link abaixo 

Aterrissamos...
Sensação de dejavu, cena de filme oriental e real noção de estar... muito, muito, mas é muito longe de casa! 
Descrição da cena: 
Um aeroporto internacional de "tijolinhos", com dois andares, onde a escada rolante não existe, revista manual, casa de câmbio oficial embutindo notas "fakes" entre as "oficiais" e um táxi que deixa os da Terra de Fidel como último modelo de série... Rá! Mas admito amei tudo isso! 
Amarramos nossa bagagem em cima do táxi e seguimos para Thamel, o paraíso das compras e afins do Nepal... Se você é como eu, que adora um artigo oriental: Bolsas, roupas, quadros, esculturas, adereços, bijuterias, incensos, velas... Pre -pa -ra pra ser feliz! Tudo tão barato, mas tão barato... que chegamos a ficar constrangidos com o valor de peças feitas à mão com tanta criatividade e carinho, e que são vendidas a preço de bala de menta.



Thamel é aquele lugar para você andar, andar, andar... comer muita "comidinha de rua", entrar em um Templo, em outro, esbarrar no Buda, pedi licença ao rapaz do TukTuk e não ver a hora passar, realmente a hora não passa em Katmandu, ela parou no tempo e no espaço.
Ficamos hospedados no Royal Penguin Boutique no "centrão" de Thamel. Super recomendamos o hotel, além de uma decoração super exótica, eles são super carinhosos (colocaram uma bandeirinha do Brasil no nosso quarto - own fofos), a comida muito saborosa e possibilita acesso à vários passeios aos arredores da cidade.

Contratamos um Guia Local que falava português e nos levou para conhecer bem toda a região do Vale de Katmandu. Tivemos experiências maravilhosas no Nepal, conhecemos povoados fora do eixo turístico como Pokhara e Bungamati.



Tratamos todos os passeios via e-mail e tudo deu super certo. 
Fica a dica:

O povo nepalês tem aquela alegria que salta aos olhos, são felizes! São felizes no cotidiano, uma energia do bem que saí pelos poros e que contagia a gente. 
Você não sente vontade de partir!

"Katmandu, I'll soon be touchin' you
And your strange bewilderin' time
Will hold me down
Pass me my hat and coat
Lock up the cabin
Slow night treat me right
Until' I go
Be nice to know
Katmandu, I'll soon be seein' you
And your strange bewilderin' time
Will keep me home" - Cat Stevens




Impactante, não existe outra palavra! Sempre comento com meus amigos que a Índia transforma a gente, mas o Nepal... o Nepal impacta! Coloca à prova todos os seus sentidos. 
Você não entende uma palavra, mas compreende tudo. Um povo que fala com os olhos e que te vê. Te vê como você realmente é. 
Templos, templos e templos... Como sair indiferente ao Monkey Templo? Ou como não se maravilhar com a história da Deusa Viva Kumari?
Posso escrever páginas e páginas e nunca conseguirei exprimir o que é o Nepal, viajamos três meses antes dos terremotos, estivemos em todos os locais destruídos, sofremos juntos com cada notícia veiculada sobre o acidente e sentimos uma vontade maior ainda de retornar.
Sabe por quê? 
Porque o melhor do Nepal, não são as suas maravilhas tombadas pela UNESCO, nem o Himalaia cravado no meio do país. A grande maravilha do Nepal se chama Povo Nepalês, que com seu sorriso verdadeiro presenteia quem passa por ali... E essa viajante inveterada alimenta diariamente o saudosismo e a vontade de retornar... :)





3 comentários:

  1. Lindo post! Lindas fotos!!
    (Marluah sou eu - Mariana Boynard...)

    ResponderExcluir
  2. Saudades deste povo e deste lugar maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Fotos maravilhosas!! Amei todas as dicas e já quero me programar para conhecer esse lugar fantástico..

    ResponderExcluir