terça-feira, 19 de abril de 2016

Lá em Belém do Pará...


Arrumamos as malas e levamos nossas cuias...
What? Yes! Nossas Malas e Cuias (filhos)
Levar criança para Belém, é uma boa?
Boa? É uma ótima!
Então o Caminho Incomum de hoje, foi trilhado pelos pés da Nina.
A missão Belém foi para visitar meu pai que vive por lá e levar a minha avó Bebé para visita-lo.
Mas não é que a cidade foi uma grata surpresa? Principalmente para Nina!
Então vamos lá...
Senhores Passageiros desse caminho incomum... 
Bem vindos ao Pará!

Pense em uma cidade grande, mas com aquele "quê" de cidade do interior. Assim é Belém. Tudo gira entorno do Rio Manguari e claro sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré.
Falando sobre o Rio Manguari...
O Armazém das Docas, é uma parada obrigatória para a comer bem, ouvir uma boa música, admirar o rio, ver lojas e tomar uma embarcação para as ilhas próximas da cidade.
A Nina se encantou, principalmente com o picolé de Castanha do Pará. Além da feirinha artesanal, com roupas, brinquedos de madeira, bonecas e muitas coisinhas típicas.


Ao lado do Armazém está nada mais, nada menos que o Mercado Ver- o-Peso, prepare-se para uma explosão de cheiros, cores, sabores e gente... muita gente. Os olhinhos da Nina brilhavam, tateando frutas, sementes, mariscos, raízes e claro os bichos... é uma aula à céu aberto. Aconselho ir bem cedinho ao mercado, pois as barracas fecham cedo e o legal é realmente ver o movimento de chegada de mercadoria nos barcos. Ver aquele monte de gente ansiosa por barganhar os preços e levar os melhores produtos.

Então impossível estar em Belém e não pensar no Círio de Nazaré. Mesmo que você não vá em outubro ao Pará, a cidade possui o Museu do Círio, um espaço lindo e lúdico! O Museu além de contar com "ex votos", imagens, objetos da história do Círio. Tem uma parte interativa onde a criança entra no universo do Círio brincando. A Nina não queria ir embora! Super bacana!
http://www.secult.pa.gov.br/espaco/museu-do-cirio
 












Bem pertinho do Museu do Círio, está o Forte do Presépio também conhecido como Forte do Castelo. Erguido as margens do Rio Manguari, com o objetivo de conter os ataques de índios e holandeses. Um espaço muito legal, onde você consegue ter uma vista linda de Belém. O local também conta com o Museu do Forte do Castelo de São Jorge, com artefatos indígenas e cerâmica marajoara. Ao entorno do Forte você encontra pessoas fazendo piquenique, crianças brincando... é um local super família. Vale a visita!
https://portodososlados.wordpress.com/2011/06/12/forte-do-presepio-a-origem-de-belem/





















A verdade é que Belém é uma cidade verde! Pelas ruas você encontra mangueiras carregadas de frutos. Por toda cidade você vê espaços para desfrutar da natureza e das belezas da Amazônia. Sendo a parada obrigatória o Mangal das Garças! Que além de ter um restaurante maravilhoso, tem um espaço enorme, eu disse ENORME de lazer, cerca 40.000 m² e contato direto com o meio ambiente. Se perca e se encontre no borboletário, orquidário, observatório de aves, Farol de Belém e uma lojinha de produtos indígenas pra perder a linha. ;)
www.mangalpa.com.br



Andando pela cidade de Belém você esbarra em muitos prédios históricos, principalmente os construídos na Época da Borracha como o Teatro da Paz, uma obra arquitetônica magnífica que sempre promove bons espetáculos. Vale muito a pena conferir a programação.
Continuando o passeio, fomos a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Que além de lindíssima, agrega a energia do Círio... Ao se aproximar da igreja, já vai vislumbrar as fitinhas coloridas deixadas pelos fieis. Impossível não se emocionar e sentir a energia que flui do santuário. A Ninoca fez seus agradecimentos, mas no fundo acho que acabou pedindo alguma coisa... ;)
Imagina alguma criança feliz em conhecer um Museu de Arte Sacra? Não? Mas a Nina amou! E tenho certeza que a maioria das crianças que forem no Museu de Arte Sacra do Pará vão se encantar! O Museu está instalado em um antigo colégio jesuíta e possui além das obras, uma iluminação especial, dando um maior realismo ao acervo (um processo de sombreamento). Simplesmente fantástico! Além é claro das esculturas de madeira articuladas feitas pelos indígenas, que geram enorme curiosidade nos pequenos.
E para concluir... fiz uma pergunta a Nina:
- Nina, qual o lugar de Belém que você mais gostou?
-Gostei? Gostei não... Amei! Claro que foi o Museu da Amazônia
Ahhhh... eu perguntei o que já tinha certeza! kkkk...
O Museu Emilio Goeldi é um espaço com vários ecossistemas... Onça, aves, jacarés, antas, macacos e claro a rainha da Amazônia: A Vitória Régia.
Até adulto vira criança e fica feliz no meio de tamanha beleza! O Museu ainda conta com exposições temporárias e permanentes sobre a população indígena na América do Sul.
Simplesmente imperdível!













(Dica da Nina e da Lu)
Em nossa estada no Pará, demos a sorte de acompanhar o Festival Nacional de Dança. Que foi fantástico, além das danças técnicas, haviam muitos grupos folclóricos e a Nina ficou encantada com tamanha criatividade e agilidade dos bailarinos. O Festival acontece sempre em novembro e ocupa vários espaços da cidade.



E Belém deixou saudades... muitas!
Hey viajantes,  curtiram as dicas?
Então fiquem ligados no nosso próximo destino... Garanto que será Super Incomum!
Hasta Luego!  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário