sábado, 18 de junho de 2016

Maranhão, muito além dos Lençóis...


Estive no Maranhão para um congresso. Numa daquelas viagens não planejadas, sem ler muito sobre o destino em questão. Naquele forte pensamento é Brasil, estou em casa! Confesso que não fui esperando muito da viagem, apenas mais um congresso. Apenas mais uma cidade brasileira. 
Mas perai! Hey moça, você está indo para os Lençóis!!!! 
Meu objetivo era participar das plenárias do Congresso de Guias de Turismo, cumprir a carga horária que faltava de atividade complementar na minha conclusão de curso. Dentro dessa perspectiva acadêmica eu poderia escolher dois passeios para visita técnica. Opa vi vantagem! E foi assim mesmo, com um ponto de exclamação no meio da testa que eu fiquei os 4 dias em solo maranhense. E as eleitas foram: Lençóis Maranhenses São José do Ribamar e Raposa 
O congresso em si foi maravilhoso, super bem organizado e com temáticas super atuais (um salve pra equipe da Fenagtur). Mas voltando ao Maranhão. Fiquei hospedada no hotel Premier, um hotel simples porém com uma localização perfeita, que ainda conta em seu primeiro piso com um Centro Comercial com: lavanderia, salão de beleza, pizzaria, loja de conveniência e uma agência de viagens. Fora que a internet é super bacana! Preço justo e bom atendimento. Super recomendamos! Premier: 
Como tinha pouco tempo, optei pela opção bate e volta. Loucura! Mas valeu a pena, tá bom admito que é muito cansativo (4 horas de viagem até Barreirinhas). Chegando em Barreirinhas você ainda pega um 4X4 para atravessar de balsa o Rio Preguiças e depois mais uma trilha de 12 km. Depois de balança de lá, balança de cá... Chega-se no paraíso. Os Lençóis é um lugar pra você pensar e soltar a máxima: Deus é definitivamente brasileiro! Aquela areia Branca em contraste com as lagoas cristalinas tiram o fôlego de qualquer um. Água morna, mente leve e coração... é hora de relaxar. 


A dica da Lu é... 
O nível de adrenalina do passeio vai de acordo com o cliente. Então meu amigo viajante vá sem medo. Tenho amigos que já foram acompanhados de filhos pequenos e voltaram mega felizes.Hospede-se de 2 a 3 noites em Barreirinhas e feche um pacote para curtir os Lençóis com uma agência local.


Indicamos a Rotas e Trilhas - (98) 33490372 - reservas@rotasetrilhas.com.br 

A extensão dos Lençóis é equivalente a cidade de São Paulo, então um guia local experiente faz a diferença. Invista em um pacote sem medo!


No dia seguinte...
Lá fui eu para São José de Ribamar e depois para Raposa, como meu voo para Rio era no mesmo dia optei pelo tour sem náutico (oh arrependimento). A cidade de S.J. de Ribamar é uma graça, aquelas cidadezinhas interioranas que vivem do turismo religioso. Lembrando que São José é o Padroeiro do Maranhão. Então já viu né? A cidade é um relicário. Senta na praça e siga a música... "estava a toa na vida, o meu amor me chamou... pra ver a banda passar falando coisas de amor". 



Segui para Raposa, uma vila de pescadores com um forte comércio de rendeiras. Uma graça! E anda pelo mercado de peixes, admira os barcos na beira-mar e baba nos artesanatos da feira. Me arrependi de não ter feito o passeio náutico. Pois deve ser um deslumbre chegar de barco nessas cidades.



E assim me despedi de São Luís, com aquela sensação de "ahhhh mais já".
Faltou tanta coisa, tanta coisa... Eta país continental esse nosso Brasil sô! 
Mas vou voltar São Luis... Em breve, bem breve arrumo as malas e apareço por essas bandas! 
Se inspirou? 
Então viaje +! Viva +! 
Siga nesse Caminho Incomum...

Um comentário:

  1. Já estou inspirada, irei em setembro com um grupo de amigos e espero aproveitar o máximo.

    ResponderExcluir