quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mumbai, A Pobre Menina Rica da Índia!

Quando você desembarga no aeroporto de Bombaim opa Mumbai... Você se pergunta:
-Cheguei no lugar certo? Estou na Índia?
Sim, você está! E está em um dos aeroportos mais modernos do mundo e mais vigiados também!
Após os ataques terroristas de 26 de novembro de 2008, a segurança em todo país foi reforçada. Ao ponto que você só entra no aeroporto faltando três horas para seu voo e munido de sua passagem. Caso contrário... Barrado no baile baby! Os atentados de Bombaim marcaram a alma indiana, cerca de 10 ataques sincronizados que duraram cerca de 3 dias. Foram 80 mortos e 250 pessoas feridas. Os ataques foram atribuídos a um grupo Terrorista Islâmico Paquistanês. 
Bombaim ou Mumbai é uma cidade de contrastes, essa dualidade do nome provém da herança portuguesa na cidade. 
Portal da Índia

Mas hoje o nome oficial da cidade é Mumbai que ficou em evidência pelo mundo com as cenas de "Quem quer ser milionário?" (Slumdog Millionaire). 

A cidade também é a capital financeira da Índia e possui a maior favela do país: a Dharavi.

Definitivamente um lugar onde a riqueza e a pobreza dialogam. 
Mas qual foi o "porquê" de conhecermos Mumbai? 
O Renato (meu companheiro de vida e viagem) teve um "sonho" com a cidade e se tem algo que eu respeito são sonhos. Ele sonhou com a imagem do Portal da Índia, um grande arco com vista para o Mar Arábico. O monumento feito em comemoração à visita do Rei George V no Período Colonial Britânico.
Escolhemos o Taj Mahal Palace para nos hospedar. Um dos melhores hotéis da Índia, localização perfeita (com vista para o famoso Portal em tributo ao Rei Inglês), fora que conta com um dos melhores restaurantes de comida japonesa do Planeta, o Wasabi By Morimoto.

Começamos a desbravar a cidade pela Dharavi onde encontramos a maior lavanderia à céu aberto do Mundo. Sim muitos dos hotéis, restaurantes e famílias enviam sua rouparia para os inúmeros tanques de lavagem de Dharavi.  Admito um dos cenários mais surreais que já vi na minha vida, crianças correndo entre os lençóis super brancos e homens com mãos firmes estendendo e passando roupas.


Muitas agências de turismo fazem esse tour, inclusive em português. No nosso caso, fomos com a The Real India.
Outro ponto imperdível da cidade é a Estação Ferroviária, que liga praticamente toda Índia. Um ótimo lugar pra você observar o cotidiano dessa cidade cosmopolita.
A religião é algo que flui naturalmente na vida Indiana, muitas religiões convivem em harmonia dividindo às vezes espaços em comum. Católicos, Hindus, Hare Krishna, Budistas e Islâmicos transitam livremente pelas ruas de Mumbai. Participamos de uma cerimônia Hare Krishna no bairro de Juhu, foi uma experiência única, nos sentimos acolhidos pelas pessoas do templo. 
Saímos de alma leve e serena.

Como adoramos ir na casa alheia, não poderíamos deixar de visitar a casa mais ilustre de Mumbai: Casa Museu Mahratma Gandhi, o lugar é um mergulho na história desse grande humanista. Onde além de vislumbrar seus pertences pessoais, ainda é possível ver através de maquetes a sua trajetória de vida e luta.

E por falar em casa esse é nosso próximo post...
Toc, toc, toc... Pode entrar viajante! 
Bem vindo as casas mais famosas do Globo.

Viva mais, viaje mais... Colecione memórias! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário