domingo, 16 de outubro de 2016

Pode entrar a casa é sua!

Se tem algo que gosto de fazer é visitar a casa alheia, principalmente se a casa em questão guarda as histórias dos seus antigos donos. Na maioria das vezes quando começo planejar uma viagem, penso no lado histórico do lugar e em seus ilustres moradores. O que faz esse destino ser singular e merecer minha visita.
Além de belas paisagens, acredito que sejam as pessoas que fazem a especialidade do lugar. Quando pensei em ir ao Nepal, foi porque queria andar pelo mesmo chão que Buda andou, vislumbrar o mesmo horizonte que ele e absorver o motivo pelo qual tal lugar foi berço de alguém tão especial.
Claro que quando cheguei em terras nepalesas, logo me encantei com toda arquitetura. Me inspirei com as cores dos tecidos e a criatividade dos adornos.
Mas o sorriso do povo nepalês, foi o que mais me marcou. Acho que ali visualizei o sorriso de Buda, o real motivo deu ter me deslocado milhares de quilômetros até esse pequeno país da Ásia.
Mas o tema é casa! A casa alheia...
Escolhemos 7 casas,  7 destinos diferentes, 7 possibilidades de conhecer um pouco mais sobre a grande atração turística desse Planeta: O Homem!

A Casa de Claudie Monet em Giverny
Se imaginar parte de uma tela, mas não uma tela qualquer, a tela de um dos maiores pintores do mundo. O cenário parece que tomou vida, ou seria a vida virou cenário? A arte de Monet se renova em seu jardim a cada primavera. Impossível não ser tomado pela inspiração do pintor. Impossível não voltar no tempo. Impossível não imaginar que ele vai surgir em algum cômodo a qualquer momento, coçando a sua longa barba com as mãos sujas de tinta.
Monet morou em Giverny por quarenta e três anos entre 1883 e 1926. Sua casa se conserva com seus objetos pessoais e sua história vibrando pelas paredes. Um encontro com a intimidade desse grande mestre impressionista.
Uma casa colorida, viva e para uma grande família. 
O horizonte dessa casa?
O Jardim de Monet! 
O jardim mais simbólico e lindo do planeta... Se perca pelas flores e se encontre na "The Water Lily Pond". Se emocione e acredite Vida e Arte são almas gêmeas.

The Water Lily Pond - Monet, 1889

Casa Anne Frank

Sim, eu fui a Amsterdam para isso! Por toda minha infância eu carreguei a curiosidade de ver onde morou essa menina que transcendeu as paredes da sua casa prisão. Libertando milhões de leitores com seu relato sutil de como foi o período mais negro da Europa. "Adolescer" com Anne Frank, mergulhar na sua história, ver a cidade pela mesma janela que ela e ter a certeza que realmente estamos de passagem, mas podemos ser eternos.
Se é sensível (como eu) prepare-se para chorar. Admito... Chorei todo Canal Prinsengracht (que fica em frente à casa). Cada degrau que você sobe percebe a história latente. Anne e sua família viveram dois anos refugiados nessa casa. Toda trajetória da família Frank se encontra pelos cômodos do prédio datado de 1635, no bairro Jordaan. 
Os Frank foram traídos e levados à Gestapo em agosto de 1944. Nos campos de concentração somente seu pai Otto sobreviveu... Retornando à residência da família, resolveu publicar a história da filha, o livro já foi publicado em 60 línguas e teve até então 25 milhões de exemplares vendidos.
Anne Frank House
Anne Frank
Imagem do Livro Casa de Anne Frank - Otto Frank no seu retorno à casa.
Museu - Anne Frank

Casa Museu Che Guevara

Apesar de não ter nascido em Alta Gracia, província do estado de Córdoba/Argentina. O revolucionário argentino passou parte da sua infância e adolescência na cidade. Sua casa foi mantida com riqueza de detalhes, inclusive uma réplica da "Poderosa II" a lendária moto do seu amigo Alberto Granado, que os acompanhou na visionária viagem pelas Américas. Na casa-museu você pode encontrar fotos, cartas e objetos pessoais de Che. Vale à visita! O passeio pode ser agendado pelo seu hotel ou hostel na cidade de Córdoba, o tour sempre é casado com visitação à vinícolas ou aos Monumentos Jesuítas da região. 


Casapueblo de Carlos Vilaró

Quando a casa em si é uma obra de arte...
Assim é a Casa Pueblo Carlos Vilaró em Punta Ballena (cerca de 15 minutos de Punta del Este), a casa-ateliê de um dos maiores artistas plásticos da América Latina fica enraizada em uma grande rocha, contemplando a magnitude do Oceano Atlântico. Com tendências surrealistas, o lugar desafia a gravidade e apresenta em seus cômodos toda contemporaneidade do pintor que sofreu grande influência do seu amigo Picasso. Os gatos, grande inspiração de Vilaró desfilam sutilmente pelos cômodos... Como se saltassem das telas, ganhando vida aos nossos olhos. Visitando à casa, permaneça até o final do dia para assistir o verdadeiro espetáculo da atração... O pôr do sol, ou a Cerimônia do Sol como bem dizia o artista.




Casa de Pablo Neruda - La Sebastiana

Se tem uma pessoa que deixou um legado arquitetônico com referência à sua vida, essa pessoa é Pablo Neruda. Por todo Chile você encontra vivendas desse grande poeta chileno. Em Santiago, em Isla Negra e em Valparaíso, as casas eram um tributo ao amor, ou aos grandes amores de Neruda. Uma mulher... Uma casa... Uma história...
Fiz de La Sebastiana em Valparaíso a minha escolha. Primeiro por amar muito essa cidade, depois pelo belíssimo museu com vista pra essa cidade portuária, cheia de vida e cor. Localizada no Cerro Bellavista, você consegue chegar ao museu a partir de Santiago através de excursões (quase todos os hotéis da Região Metropolitana oferecem esse passeio), ou de ônibus regular saindo do Terminal Alameda. 
La Sebastiana - Valparaíso

Casa Museu Gandhi - Mumbai 
Existem pessoas especiais que vem à esse planeta pra mudar o contexto das coisas... Deixam legado, deixam história e inspiração... Assim foi Gandhi! Estar em Mumbai/Índia e não conhecer sua casa, é um pecado mortal! O local se chama Mani Bhava e fica na região de Laburnim na Região Central de Mumbai. Onde o humanista viveu entre 1917 e 1944. Nos cômodos da residência você revive toda a trajetória da vida de Bapu (Pai da Índia), consegue entender um pouco da luta pela igualdade entre as castas e independência do país. Retrata também a sua relação íntima com o tear (sinônimo de liberdade), já que tecer as próprias roupas e não adquirir tecidos ingleses era na época um ato revolucionário.



Casa Azul - Frida kahlo

A cereja do bolo, a casa mais emblemática da América Latina, a Casa Azul em si já é uma obra de arte, enraizada na cultura mexicana, morada da mais expressiva pintora de todos os tempos: Frida Kahlo
A Casa Azul está localizada em Coyoacán, o bairro dos Coyotes, berço dos artistas e revolucionários mexicanos. Além de contar com um acervo das obras da artista e de seu marido Diego Rivera, você pode ver fotos e videos que retratam a intimidade da Frida. O museu conta com diversas atividades lúdicas como apresentações teatrais e oficinas para as crianças. Transite pela casa, pelo cotidiano da família Kahlo e se inspire com os objetos pessoais da pintora. A Vogue assina a curadoria da exposição temporária "As aparências enganam" com os vestidos, sapatos e jóias que compuseram o estilo dessa figura atemporal, 



E por falar em casas... Qual a hospedagem ideal?
Quando sua casa é o mundo, onde você dorme... Importa?
Do Luxo ao Roots...
Arruma as malas!
Viva mais, viaje mais... Colecione memórias!



Um comentário:

  1. "Se minha casa é o mundo, não importa a cama em que durmo".Belo texto! Realmente uma inspiração para as viagens.

    ResponderExcluir