sábado, 9 de abril de 2016

Coyoacán 
O Lado Roots da Cidade do México


Sempre quis conhecer a Cidade do México, desde criança na minha cabeça eu me imaginava circulando na Vila do Chaves. Pensava o quanto perfeito deveria ser as vilas mexicanas. Na adolescência veio a curiosidade sobre as Pirâmides e claro a história dos Astecas. Sempre pensei nas mais diversas teorias para a construção de Teotihuacan e Chichén Itzá. Depois já adulta meu fascínio pela Terra dos Mexicas se fez através da arte de Frida Kahlo, sua vida e obra. E foi à partir dessa profunda admiração, que essa pessoa que vos escreve arrumou a mochila e se mudou para Coyoacán.

Viva Los Mexicas - Viva la Revolución!

Bem a opção de se hospedar em Coyoacán deve ser pensada, pensada e re-pensada. Eu amei! Porém meus caros amigos, lembrem-se que o trânsito da Cidade do México é algo surreal (caótico é pouco). O bairro dos artistas, da boemia mexicana fica bem distante do Centro da Cidade. E o acesso via metro é bem complicado, tanto ônibus como táxi. O "X" da questão todo é o tempo de deslocamento...
Pense em HORAS! Sim, HORAS em capslock, para chegar de um ponto ao outro.

Eu realizei meu sonho de ser vizinha da Frida Kahlo, aluguei um Loft de uma cineastra alemã que mora atrás da Casa Azul (mesmo quarteirão). E todos os dias eu passava pelo Lar dos Rivera.
Apesar do valor salgado da entrada do museu fui duas vezes. Chegava pela manhã e saía na hora que o guardinha do museu me convidava gentilmente a partir.
A Casa Azul é realmente um lugar mágico, onde você tem a impressão que vai encontrar com a Frida pintando pelos jardins. O Museu conta com a exposição temporária com a chancelaria da Vogue - "As aparências enganam" - com os trajes e joias da Senhora Kahlo. Fora a lojinha que é pra perder a linha e deixar muitos pesos mexicanos. 







Andar por Coyoacán é voltar no tempo, a um México onde as crianças brincam nas praças, onde etnias indígenas se reúnem para dançar e vender seu artesanato. É ir a igreja ao domingo, ouvir missa tradicional em espanhol. Conversar no banco da praça com moradores da época em que Kahlo, Rivera e Trótski circulavam pelas ruas do bairro.


Bordando Estórias

Artistas de Rua 

A Praça!












Por falar em Trótski, o Museu Casa de Leon Trótski é uma visita imperdível pra quem está circulando pela Cidade dos Coiotes (origem do nome do bairro). Lá encontramos o registro das atividades desde grande ícone do comunismo que se refugiou em Coyoacán sobre a tutela do casal Rivera. A casa museu registrou os últimos dias de León que foi assassinato em seu escritório por um dos seus seguranças. 









Outro lugar que fiz "caminho fundo" foi o Café Jarocho, um "point" tradicional, onde você pode comer o famoso "pão com feijão e outras coisitas mais". Pode parecer estranho, mas é bom demais! Além de ser muito barato e dar aquele upgrade de energia pra você bater muita perna pelo bairro.








A Praça! A praça de Coyoacán com seus coiotes e bares para todos os gostos, helados, paletas mexicanas e claro o Mercado Artesanal. Onde você não cansa de andar e descobrir achados e saborear a rica culinária mexicana, que claro inclui as famosas "cucarachas". Admito amigos eu comi uma barata!



Em Coyoacan existe um mercado local, onde você encontra de tudo um TANTO. Frutas exóticas, insetos frescos, máscaras de luta livre, perucas, roupas mexicanas, flores e claro as Catrinas!

Por sinal Coyoacán é o lar de todas elas, você sempre passa por uma e claro faz aquele irresistível selfie! Ainda próximo a praça você encontra vários centros culturais, com aulas de dança, fotografia, música e afins. Eu claro que aproveitei a oportunidade e calcei minhas sapatilhas.
Pra quem gosta de imersão cultural fica a dica: Talleres de Coyoacan 

Então viajantes, próxima parada Teohatiuacán...
Arruma as malas e vem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário